CHAMADA!

VOCÊ SABIA QUE TAMBÉM PODE FAZER PROPOSIÇÕES QUANTO AS AÇÕES DA GREVE ATRAVÉS DA OUVIDORIA DA COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO? PARTICIPE, COMENTE, COMPAREÇA, SE EXPRESSE E AJUDE A CONSTRUIR ESSA LUTA!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Na noite de segunda (04/06/2012), em assembleia histórica, os estudantes da FFP decidiram entrar em GREVE. A assembléia contou com forte presença dos estudantes de todos os cursos (mais de 300 ao todo), o apoio dos respectivos Centros Acadêmicos, e alguns docentes. Sem abstenção, a totalidade dos estudantes presentes votou a favor da greve. Por isso, o comando de greve, comunica a tod@s alunos, que o corpo estudantil da UERJ FFP encontra-se sob paralisação geral. A total precariedade da UERJ, a falta de assistência estudantil e a falta de verbas pra educação de forma geral são o centro das reivindicações estudantis. A decisão é uma resposta do movimento a política do Cabral e da Reitoria com a falta de investimentos na FFP.
 Nossa pauta é extensa, o desafio é grande e luta é o que não vai faltar. Agora, temos a responsabilidade de tirarmos a UERJ que queremos somente das ideais e reclamações e começar a garantir na prática o que é nosso por direito. As aulas foram suspensas, mas o ensino continua: vamos dar aulas de participação política e de democracia real em que nós escolheremos nosso futuro e o da UERJ! “Vem, vem pra luta que a UERJ também é sua!” Confira a pauta de reivindicações e o calendário de luta aprovado na assembleia e chega junto!



Pauta da greve estudantil



à Construção do bandejão da FFP já;
à Creche universitária;
à Reajuste e acúmulo de bolsas;
à Melhorias na infra-estrutura da FFP;
à Ônibus intercampi;
à Xerox dos estudantes. Contra o monopólio dos contratos;
à Retorno das atividades culturais na FFP;
à Apoio a luta (Greve) dos professores pela Dedicação Exclusiva e reajuste salarial; 


Trabalhadores em luta Brasil à fora

A greve dos professores das Universidades Federais tem impressionado muita gente, uma luta jamais vista na história das IFES, impulsionada pelo (ANDES-SN) Sindicato Nacional dos Docentes. São mais de 80% das federais paralisadas com um amplo apoio discente, que se encontram em greve estudantil em 20 universidades. Isso como resposta à política do governo federal, que não investe 10% do PIB para a educação, e promove corte de 3,1 bilhões do orçamento da educação. É inegável que vivemos um momento histórico de luta no Brasil, e fique bem claro, que não esta descolada das lutas no mundo todo. As greves de trabalhadores eclodem de norte a sul do país: dos canteiros de obras de GIRAU ao COMPERJ; dos rodoviários aos metroviários; dos professores da rede pública secundaristas aos trabalhadores de farda. Sem esquecer os metalúrgicos de Niterói e São Gonçalo. 

“Tem dinheiro para empreiteira (Delta), mas não tem para a educação!”

"Nosso" governador toma as primeiras páginas dos jornais em notícias de corrupção, como no caso Cachoeira e seu envolvimento com Cavendish (dono da DELTA) e todo esse esquemas de corrupção. Enquanto isso, A UERJ é a única universidade que não tem o Regime de Dedicação Exclusiva (D.E) e o governador não repassa os 6% dos tributos líquidos arrecadados para a UERJ. Com isso, a nossa unidade (FFP) sobrevive com 15 mil reais por mês, isso é um pouco mais de 4 reais per capita. Isso reflete, e muito, na qualidade da nossa formação.
Após a greve de 2008 a ALERJ aprovou a lei 5.343 de 08/12/2008, que regulamenta a DE que já era pra estar implementada desde janeiro passado. Foram vários debates, vários diálogos, várias negociações, e total descompromisso de Cabral e Reitoria, ao ponto do "nosso" Reitor abandonar a audiência pública na ALERJ no ultimo dia 23/05. Por isso, a greve tem se tornado a única alternativa dos docentes para garantir seus direitos. Os estudantes demonstraram que não só apoiam a luta docente, mas que também tem uma extensa pauta e querem estar ombro a ombro para transformar a UERJ que temos na UERJ que queremos! Vem com a gente!



AGENDA DE LUTA:

Terça (05/06) 15h – Assembléia Docente na UERJ
Quarta (06/06) 14h – Conselho Departamental; 16h – Reunião do Comando de Greve.
Segunda (11/06) 18h: Assembleia Comunitária FFP; 21h Roda Cultural Praça dos Ex-Combatentes! 


Comando da Greve Estudantil da FFP-UERJ



2 comentários:

  1. Bandejão universitário grátis,não se esqueçam disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não for grátis, que seja, pelo menos, igual da UFF, uma taxa simbólica de R$ 0,70!!!

      Excluir